Dente do siso

Os terceiros molares (dentes do siso) quase sempre precisam ser retirados, por falta de espaço na arcada e/ou posição desfavorável do dente, que pode gerar problemas como cáries, dor e inflamação na região. Dentes inclusos são dentes que não erupcionam (“nascem”) sozinhos, e dentes impactados são quando estão em uma posição inclinada, “encostando” no dente vizinho, como na imagem acima. 

A cirurgia deve ser feita de preferência com um especialista em Cirurgia, e é feita no consultório, com anestesia local e boa recuperação pós operatória. Geralmente são extraídos o superior e inferior de um lado, e em outro momento o superior e inferior do outro lado, para facilitar a mastigação no período de recuperação.

Os sisos inferiores muitas vezes estão próximos ao nervo alveolar inferior, um nervo que passa por dentro da mandíbula. Dependendo da posição do dente, durante a cirurgia pode ser inevitável que ocorra algum dano ao nervo, levando a uma perda de sensibilidade em alguma região da cavidade oral. Isso é chamado parestesia, e é uma consequência pós operatória relativamente comum, podendo ser temporária ou permanente.

Dicas para o pós operatório:

  • Coloque bastante gelo na região operada nas primeiras horas. Isso ajuda a evitar o inchaço e a dor
  • Alimentação somente fria e pastosa no primeiro dia. Sorvete ajuda bastante!
  • Evite por alguns dias alimentos que podem machucar a região: pipoca, pães, bolachas e alimentos duros no geral
  • Cuidado na hora de escovar a região operada, principalmente nos primeiros dias, para não remover os pontos
  • Siga corretamente as orientações do cirurgião-dentista e tome apenas as medicações que forem prescritas