Diagnósticos

Existem várias doenças e lesões que podem afetar a cavidade oral. Elas podem causar dor, incômodo e dificuldades na mastigação e alimentação, e algumas podem ser doenças mais sérias.

As mais comuns são lesões por trauma, herpes simples, candidíase e mucoceles (entupimento do ducto das glândulas salivares). Todas elas são facilmente resolvidas com medicações e tratamento no consultório. Para fazer o diagnóstico é necessário passar por uma consulta, onde a lesão será examinada e, se necessários, feitos ou pedidos exames complementares. Esses exames podem ser principalmente radiografias e tomografias, no caso de suspeita de envolvimento com o osso ou outros tecidos.

Também pode ser necessário fazer uma biópsia da lesão. Esse procedimento é simples, feito com anestesia local, e consiste na retirada de toda a lesão ou uma parte dela, para análise no microscópio por um patologista, para o diagnóstico final. Também pode ser feita a análise de esfregaço ou punção.

CÂNCER BUCAL

O câncer bucal é uma doença séria, e é diagnosticado pela biópsia. O diagnóstico precoce faz toda a diferença no prognóstico, portanto fique atento a:

• Feridas que não cicatrizam após duas semanas ou mais (podem doer ou não)
  • Aumentos de volume em qualquer região da boca, sem causa aparente
  • Mudança de cor da mucosa
  • Surgimento de espaços entre os dentes ou dentes mudando de posição

Caso observe algum dos sintomas dessa lista, procure o dentista para uma avaliação. Além disso, existem regiões da cavidade oral que só o dentista consegue examinar, por isso é importante realizar consultas de rotina a cada 6 meses.