Sensibilidade dentária

A sensibilidade nos dentes é um problema que pode gerar muito desconforto e dor, e acontece principalmente ao ingerir alimentos/bebidas muito frios, quentes ou ácidos. Ela é explicada pela exposição da dentina, uma estrutura mais interna do dente que possui várias terminações nervosas, e pode ser causada por retração da gengiva ou perda de esmalte dentário.

É importante investigar a causa dessa alteração na estrutura dental, que pode ser: escovação incorreta, ingestão frequente de alimentos/bebidas ácidas, refluxo esofágico, oclusão (“mordida”) desequilibrada, retração da gengiva, entre outros.

No consultório o tratamento pode ser feito com dessensibilizastes, restaurações ou com laser. Em meu consultório utilizo o laser de alta potência, que traz alívio e resultados excelentes, com conforto durante o procedimento.

IMPORTANTE – tratamentos “caseiros” como bochechos de bicarbonato e chás podem até aliviar no momento, mas não resolvem o problema. Se você sofre de sensibilidade nos dentes, procure o dentista!

DICAS

• Reduza a ingestão de alimentos e bebidas ácidas. No caso das bebidas, utilize o canudo, pois evita que a bebida fique em contato com os dentes
  • Não coloque muita força para escovar os dentes, nem utilize escovas muito duras, pois elas desgastam a estrutura dental e machucam a gengiva. Se tiver dúvidas sobre a escovação, converse com o dentista.
  • Se você possui problemas como gastrite, hérnia de esôfago e úlceras, é importante investigar também o refluxo, para tratar com medicação se necessário. Evite comer e deitar logo em seguida.
  • Apertar ou ranger os dentes causa um desgaste na estrutura do esmalte. Procure o dentista para fazer uma placa de mordida.