Fluxo Digital Odontológico

Nossa vida tem um envolvimento importante com o mundo digital. Vivemos num mundo cada vez mais conectado e já fazem parte do nosso cotidiano e do cotidiano das novas gerações na mais tenra idade os mais diversos dispositivos conectados.


Cada vez mais, uma criança que ainda não sabe ler, que se encontra no período de pré alfabetização, tem habilidades na área digital achando jogos em um smartphone ou programas de tv com o controle remoto da tv a cabo com destreza e habilidade.


A evolução na odontologia não poderia ser diferente. A era digital chegou para ficar.


Imagens radiográficas são adquiridas através de um sensor digital onde a imagem em 5 ou 6 segundos surge na tela do computador. Associado a um aparelho de Raio-X portátil de alta frequência que usa 1/4 da quantidade de radiação de uma radiografia convencional.

Moldagens de dentes para proteses estão quase que totalmente obsoletas em nosso consultório. Sensação de sufocamento e náusea devido ao material ficar ate “endurecer”em contato com o pálato (céu da boca), língua e orofaringe são evitadas pelo método digital.


Com um aparelho ,que mais parece um acessório de videogame, fazemos o registro 3D das estruturas da boca. Esse registro preciso é digitalizado diretamente no computador diminuindo muito a chance de distorções. Podemos dizer que a moldagem agora é digital.

Com o modelo dos dentes digital é feito o projeto do dente que precisa ser restaurado com um aplicativo altamente especializado.
Dai, este projeto é passado para uma fresadora, onde um bloco de porcelana de alta resistencia é colocado e esculpido com fresas exatamente com as medidas do projeto . Temos assim um dente, ou varios de porcelana, feitos no próprio consultorio, usando de tecnologia totalmente digital. Quase que um sistema express de confecção de dentes em porcelana.